segunda-feira, 9 de abril de 2012

Quem somos nós

Há dias em que fecho o gabinete, desligo o telefone e deixo na porta uma discreta placa com cartões indicando opções de companhia mais atraentes do que minha humilde presença. Nesses dias, me debruço sobre a tela do computador a encontrar zines e outros publicações dos que usam a palavra de modo verdadeiro e visceral. Foi numa dessas garimpagens que encontrei o mestre Fabio da Silva Barbosa, jornalista que manda ver no zine Reboco Caído e em outras tantas publicações - dentre elas o Coletivo Zine.

Pois agora acaba de chegar uma nova missiva de Fabio ao Gabinete avisando que foi recém-publicada online uma compilação de entrevistas feitas por ele entre 2009 e 2011. São dezenas de entrevistados com perfis e áreas de atuação diferentes, mas com um ponto de encontro: a busca radical pela expressão sem concessões. O álbum, batizado de Quem somos nós? dá conta de mapear a produção underground de escritores, músicos cineastas e jornalistas em vários cantos do país.
Link
Com entrevistas rápidas e criativas, Quem somos nós serve para aprofundar ou fazer conhecer trabalhos geniais que não chegam ao público pelas mídias tradicionais. Destaco aqui as entrevistas dos irmãos Lino e Mario Ito Bocchini (site Falha de São Paulo), Petter Baiestorf (cineasta independente), Canibal (banda Devotos), Glauco Mattoso (poeta), Toni Platão (músico, ex-integrante da Hojerizah), Law Tissot (Fanzinoteca Mutação) e Wander Wildner (músico).

Clique na imagem acima ou aqui para ler

Fabio da Silva Barbosa saiu do Rio de Janeiro no fim de 2011 e - para nossa sorte! - está morando em Porto Alegre. Conhecê-lo pessoalmente foi definitivo para eu constatar o quanto sou realmente afetado e bunda-mole. A simplicidade e coragem com que ele se mudou para cá com mulher filhos, sem trabalho e sem conhecer ninguém, só para ver qual é, é dessas coisas que inspiram o cara. Mas essa história eu espero poder conta melhor outro dia. Por ora, divirtam-se com o jornalismo artesanal do Fábio: é só clicar aqui.

Um comentário:

  1. Gde Fábio! Sempre na raça e com muita qualidade!

    Que POA saiba apreciá-lo sem moderação!

    ResponderExcluir